ARTIGO
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
IFPA/Campus Bragança
Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental
Discentes: Brenda Larissa
Gleibia Muniz Igor Diniz
Osvaldo Neto
Vanderson Costa
CONFLITOS ÉTNICOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA OCUPAÇÃO DAS ÁREAS DE MANGUE
Bragança-PA
2014
RESUMO
O manguezal é considerado um ecossistema frágil, e por isso sua preservação enquadra-se no rol de direitos fundamentais ao ser humano. Por tanto a ocupação irregular desta área é um crime ambiental grave. Nesta pesquisa o foco principal é a ocupação desordenada de uma área de mangue, localizada no município de Bragança/PA, no bairro da Aldeia, mais conhecido como “Portinho”. Neste local ocorreu uma ocupação não planejada que vem gerando um conflito socioambiental, pelo fato de uma comunidade ter construído suas residências sobre o mangue, com isso estão aterrando o mesmo por falta de condições e até mesmo de conhecimentos o que acarreta um desequilíbrio desse ecossistema.
Palavras-chave: Ecossistema manguezal; Ocupação irregular; Conflito ambiental.
Representação Do Portinho
INTRODUÇÃO
A vida de qualquer ser vivo depende de diversos fatores naturais combinados, como a diversidade biológica de um ambiente, as características climáticas locais, a presença da água, entre outras. Essa combinação constitui um ecossistema específico na qual uma espécie encontra seu habitat, tendo sucesso na permanência nesse local, pelo menos durante a estabilidade do seu ecossistema e sua estabilidade. Como qualquer outro organismo, o homem depende dos ecossistemas para sobreviver.
O processo de urbanização ocorrido nas últimas décadas tem gerado diversos problemas de gravidade considerável, relativos ao uso e ocupação do solo nas cidades. A grande concentração populacional, as atividades econômicas e os padrões tecnológicos existentes têm potencializado a degradação do ambiente urbano,