TPD
Nome:
Sérgio Ricardo Amaral Gomes Curso:
Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Teorias e prática discursivas na esfera acadêmica
1º Semestre
Formas de se criar
Não há uma regra ou um modelo único para a construção de um texto dissertativoargumentativo. Vai depender do que o autor pretende desenvolver, do enfoque que deseja dar a elas e de sua própia criatividade. A estrutura convencional é constituída de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão:
Introdução
Pode ser constituída por um ou mais parágrafos, é nele que se lança a tese, ideia principal do texto. Existem quatro tipos básicos de introdução: a) formulação de uma tese O autor situa o tema, fechada a introdução, formulase uma tese que se propõe a desenvolver nos parágrafos subsequentes.
Quando a tese apresenta uma subdivisão, é comum o desenvolvimento do texto ter um número de parágrafos equivalente ao da subdivisão. b) interrogação Nesse tipo de instrução, o autor formula perguntas sobre o tema e ele própio deve dar respostas a ela ao longo do texto. Nenhuma pergunta deve ficar sem resposta.
c) exemplo Pequeno exemplo comparando o tema do texto, nesse tipo de introdução, a narrativa não pode ser longa demais, sob risco de prejudicar o desenvolvimento da argumentação. d) roteiro
Nesse tipo de introdução, o autor antecipa ao leitor o que pretende desenvolver no texto e a forma como vai fazêlo.
Desenvolvimento O desenvolvimento é constituído por parágrafos que fundamentam a ideia principal do texto. É necessário que haja coerência e coesão entre os argumentos, para que as ideias se desenvolvam de modo progressivo e harmônico. São variados os tipos de parágrafos que servem ao desenvolvimento. Os mais frequentemente utilizados são: a) enumeração