Kant ou Cant, O Mito da Paz Democrática
Teoria da Paz Democrática
a) Limitações institucionais
• Os tomadores de decisão responsáveis perante a opinião pública. Layne argumenta, que se isso fosse verdade, seria agir como restrição nas relações com todos estados, e não apenas democracias. Opinião pública democrática também não é inerentemente pacífica.
• Freios e contrapesos dentro da estrutura política democrática, a estrutura doméstica: executivo, competição política, e pluralismo no processo de decisão de política externa. Para Layne essa explicação não é convincente, pois isto não é exclusivo à democracias.
b) Normas e cultura democrática
• Partilham do compromisso nacional para a resolução pacífica de conflitos.
• Democracias desenvolver percepções positivas de outras democracias, que eles são "como nós", percepção de semelhança, através de um processo de aprendizagem.
Teste empírico
Layne compromete-se um teste empírico de quatro "quase-acidentes" (quase guerras entre democracias) para avaliar o poder explicativo relativo de DPT e do realismo. Ele utiliza um processo de rastreamento abordagem. Estes representam casos fáceis para DPT, porque o efeito das normas democráticas deveria ter sido reforçado pela