INTRODU O CONTABILIDADE http www
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE http://www.cosif.com.br/
A importância da contabilidade se verifica até no dia a dia dos cidadãos.
Todotrabalhador ou aposentado, ao fazer suas contas para saber se o provento que vaireceber será suficiente para pagar suas contas, está fazendo a suacontabilidade. Por isso, é impossível que as médias, pequenas e microempresasconsigam sobreviver sem contabilidade, conforme permite a legislação em vigor.
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A contadora Daniela Miranda, com base em pesquisasbibliográficas, cita os seguintes períodosevolutivos da contabilidade:
Pré-história: de 8.000 a.C. até 1.202 d.C. - período do empirismo e doconhecimento superficial: experiências e práticas vividas pelas civilizações domundo antigo, destacando-se os estudos dos sumérios, babilônios, egípcios, chinesese romanos.
Idade Média: de 1.202 d.C. até 1494 - período da sistematização dosregistros: em razão da obra "Leibe Abaci", deLeonardo Fibonacci.
Idade Moderna: de 1494 até o século XVIII - período que se tornou um marco naevolução contábil, em razão da publicação da obra "Summa deArithmetica,
Geometria, Proportioni e Proporcionalita", no capítulo "TratatusParticularis de
Computis et Scripturis" (Tratado Particular de Conta eEscrituração), do frei e matemático Luca Paccioli, em Veneza, onde estediscorreu sobre o método das
"Partidas Dobradas".
Idade Contemporânea: do século XVIII até os dias de hoje - período científicoda
Contabilidade, em que quando esta deixou de ser mera "arte" para se tornar"ciência". A partir daí surgiram várias doutrinas contábeis.
Doutrinas Contábeis
As doutrinas contábeis foram introduzidas pordiversas escolas contemporâneas que conceituaram a Contabilidade sob diversosaspectos:
Contista: define a Contabilidade como a ciência das contas. Conta é o elementode registro que reúne lançamentos de débito ou crédito relativos a operações deuma mesma natureza. A conta em forma de T bastante utilizada na forma elementarde
contabilidade,