gestao e orçamento empresarial
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abranger vários aspectos importantes do dia-a-dia do profissional contábil, tais como, os Princípios da Contabilidade; Regimes de Apuração; Métodos de Avaliação de Estoques: PEPs, UEPs, custo médio ponderado; Operações com Mercadorias e Impostos: (ICMS, PIS, COFINS); Operações financeiras; Demonstrações contábeis e as perspectivas da contabilidade. Para tal serão realizados pesquisas nos respectivos livros da disciplina do Curso de Ciência Contábil da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), bem como em alguns sites relacionados à área contábil.
.
CONTABILIDADE COMERCIAL
A empresa comercial Línea Comércio de Móveis Ltda. produz e comercializa diretamente ao comércio varejista, mesas e cadeiras em dois formatos: Mesa Executiva Job 9000 e Cadeira Presidente Executiva 2000. Baseado nesses dados serão apresentados conceitos e teorias que são usadas para a demonstração do preço de venda, margem de contribuição e ponto de equilíbrio no que diz respeito à comercialização dos produtos.
Definição de missão contábil segundo Besta (apud SANTOS, 2009, p. 6).
[...] encarregada de estabelecer um ponto de partida para que seja possível analisar de pronto os resultados de uma gestão; encarregada de acompanhar a gestão pondo em evidência todos os fatos ocorridos nas entidades que facilitem o julgamento do trabalho administrativo e; encarregada de demonstrar os resultados finais da administração econômica para fins de aprovação ou rejeição da gestão.
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (1993), dentre os princípios fundamentais da Contabilidade estão:
Princípio da Entidade: Define o patrimônio como objeto da contabilidade, fazendo separação dos bens da entidade com os do sócio.
Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um