GESTÃO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Gestão orçamentária empresarial pode ser entendida como um seguimento que vêm dando certo, A gestão empresarial é um desafio de décadas, mas que tomou forte complexidade, a partir da década de 90 e com as mudanças da era da tecnologia, o gestor empresarial se obriga a estar sempre buscando meios de vencer os obstáculos e se colocar no mercado como uma empresa competitiva. O orçamento realizado dentro das empresas vem possibilitar aos gestores um controle de sua movimentação, é o mesmo que traçar um caminho pelo deverá andar sem muitas supressas, pois o orçamento empresarial atua como uma ferramenta de auxilio à gestão empresarial. A prática orçamentária de alguma forma é uma necessidade, desde o mais simples indivíduo a um grande empreendedor. Desta forma para compreender alguns elementos que fazem parte de uma gestão orçamentária empresarial, serão analisados de forma teórica os elementos: Para os tópicos serão trados os seguintes temas:
Conceito de Orçamento; Orçamento Geral; Orçamento Flexível; Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão; As questões tributárias para o Orçamento; Isenção e imunidade tributária; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa e A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos Todos esses instrumentos serão analisados um a um, sendo referenciados por autores e artigos de internet. buscando desta forma dar maior ênfase ao tema.
2 GESTÃO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1 Conceito de Orçamento; Orçamento Geral e Orçamento Flexível O conceito de orçamento é simples, pois ele é uma feramente de controle, ou melhor, é um instrumento de planejamento e controle, para o setor financeiro e econômico da organização, visando subsidiar os cenários econômicos, apresentando projeções. Segundo (CREMONEZZI; SILVA; SILVA;