enfermagem
Profissionalizante Santa Juliana
Cuidador de Idoso
Professora: Joseni Araújo
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO AOS ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO
IDOSO
A importância da atenção aos aspectos psicológicos ao idoso na assistência domiciliar. A situação de adoecimento de um familiar ou pessoa querida pode ser um momento muito delicado para a família, muitas vezes a pessoa que está doente desempenhava um papel ativo na família, trabalhando, prestando apoio emocional e financeiro para todos e de repente de uma hora para outra tudo isso pode mudar, quem era cuidado agora passa a cuidar.
É normal o familiar se sentir preocupada e triste, apresentando certa ansiedade se perguntando se serão ou não capaz de cuidar da pessoa que tanto amam e é normal também que o idoso a princípio apresente-se triste, temeroso, evitando conversar, procurando até mesmo manter-se isolado, entretanto, é esperado que tudo isso passe, pois são sentimentos característicos do primeiro impacto deste momento de adaptação, sendo assim é extremamente importante que o familiar fique atento caso esse estado se prolongue, ou seja, se mesmo com o passar do tempo a tristeza, a dificuldade de dialogar, e se os sentimentos confusos persistirem procurem ajuda especializada para que possam ser orientados mais de perto neste momento.
Muitas vezes toda essa situação pode gerar um estress tão grande para o idoso que pode levá-lo até mesmo a um quadro de depressão onde toda a dinâmica do tratamento pode ser afetada. É importante que a família mantenha um dialogo aberto e franco estando sempre atentos a qualquer mudança brusca de comportamento e principalmente não excluindo o idoso da dinâmica familiar, ele está acamado, mas continua fazendo parte da família.
O objetivo do psicólogo é participar e facilitar o diálogo entre os membros, na dinâmica familiar
deste
idoso
ampliando
a
conscientização
e
as
responsabilidades de cada um,