Adm 01
A capacidade que indivíduo ou um grupo que atuam em uma possuem para transformar uma quantidade de recursos – normalmente escassos – em produtos e serviços que gerem renda ou riqueza para esta mesma organização.
O planejamento, a organização, o controle e a direção são os conceitos fundamentais que, a partir de sua aplicação, podem e devem se transformar em ferramentas eficientes e eficazes na realização de qualquer esforço, naõ apenas voltado para a administração de empresas, mas para todo tipo de administração, com por exeplo de sua carreira, seu tempo.
Para atingir seus objetivo: comprometimento e eficiência. Realizando exercicios de maneira gradual.
2) Evolução Histórica da Administração:
Os conceitos e ferramentas da Administração surgirram com as sociedades industriaisportanto em fins do século XIX e início do século XX.
3) Administração Científica ou Escola Clássica de Administração: características fundamentais:
a rígida hierarquização social;
divisão do trabalho e a especialização do trabalhador;
a padronização dos processos, dos movimentos e das tarefas atrelada ao controle sistemático do tempo de execução e produção – linha de montagem;
e a conformidade dos indivíduos que nelas atuam de seus papéis, funções e situações.
Modelos taylorista/ fordista de administração, que acreditavam que, controlando o tempo, monitorando rigorosamente e melhorando a maneira como as tarefas eram realizadas, podia-se alcançar graus mais elevados de eficiência. Estas abordagens salintavam apenas aspectos técnicos.
Henri Fayol constatou que a função da Administração é a de gestão de (financeiro, o técnico, o de produção e o de pessoas) aos administradores planejar, organizar, controlar e dirigir as ações dos demais campos ou setores da organização.
Liderança e a capacidade motivacional dos gestores se relacionam para utilizar, transformar e gerir recursos necessidade da ciência da gestão organizacional em valorizar a pessoa a