Projeto
Titulo: Noções básicas de educação financeira
Professores Responsáveis: Daniela, Izilda, Ana Célia, Roselina, Nilda e Gilda
Foco Principal do Projeto: Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano e Ensino Médio 1ª a 3ª Série
Período de Realização Proposto: Um Bimestre
Justificativa: Educação Financeira é o domínio adequado dos recursos, ou seja, saber usar corretamente o dinheiro: pagar os compromissos e deixar uma reserva para investimentos diversos e a formação do patrimônio. A educação tem como finalidade ensinar como gastar – o salário, a mesada - dentro do orçamento e sobrar dinheiro no final do mês, evitando o velho problema de "sobrar mês no final do salário". As crianças e jovens assimilam, com mais facilidade, novos comportamentos. A Educação Financeira na infância facilita os acertos na fase adulta. Educar é importante, mas sempre respeitando a faixa etária, em especial se for criança. Elas precisam saber que "independência financeira" é algo difícil, que vai exigir esforço; precisam entender o custo do dinheiro; conhecer as prioridades; não ser escravo do dinheiro; entender que sucesso não é ficar milionário, mas fazer o que é preciso, pois a riqueza é consequência. O rico não é quem ganha rios de dinheiro, mas quem se organiza para honrar os compromissos e, ainda, obter sobras para poupar. Para que a comunidade escolar aprenda a economizar e usar corretamente seus recursos financeiros. Dinheiro tem forte presença na vida social e é um importante recurso didático para o trabalho com Matemática. Faz-se necessário propiciar vivência, para que o aluno possa refletir sobre seu uso, além de promover o trabalho com o cálculo mental, contribuindo para desenvolver o raciocínio e fazer estimativas.
Trabalhar com o dinheiro ainda possibilita refletir sobre seu manejo e desenvolver pequenas noções de educação financeira.
Objetivo: contextualizar a utilização dos números positivos e negativos. Aproveitamos o jogo banco imobiliário, incrementamos os elementos,