projeto
TITULO: CONFLITOS PÓS-DEMARCAÇÃO
CARACARAI-RR 2014
RESUMO
O presente projeto tem como objetivo analisar os principais conflitos que ocorreram após a demarcação das terras indígenas Raposa Serra do sol, e buscar fundamentos que comprovem que a demarcação modificou o modo de vida em que os indígenas viviam. Pretendemos também mostrar como a maioria dos indígenas vivem hoje. Por sua vez, iremos analisar e identificar quais problemas a demarcação trouxe para os indígenas e para os não índios, e como ficou a relação de ambas as partes. Com tudo, após a pesquisa será possível distinguir a causa dos conflitos e como buscar soluções para beneficio de ambas as partes.
PALAVRA- CHAVE: Raposa Serra do Sol. Cotidiano indígena. Direito Indígena. Demarcação.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A terra indígena Raposa Serra do Sol tem sido alvo de muitas controvérsias, devido à demarcação que ocorreu em suas terras, criticas sobre que benefícios à demarcação trouxeram para os indígenas da área, e qual a participação dos indígenas na elaboração do projeto da demarcação. Muito se especula sobre como foi feito o projeto, se os indígenas seriam os verdadeiros beneficiários. No presente projeto iremos analisar que violências foram cometidas contra os indígenas, a violência contra sua dignidade em relação aos direitos conferidos a todos aqueles que por lei são considerados indígenas, e a violência que tem acometido muitas famílias como a perda de entes queridos que lutaram contra a demarcação.
Segundo o Estatuto dos Povos Indígenas (1991) no seu Art. 2º lemos:
Aos povos indígenas, às comunidades e aos índios se estende a proteção das leis do País, em condições de igualdade com os demais