Coleta seletiva e reciclagem de lixo
CENTRO UNIVESITÁRIO LEONARDO DA VINCI
CAMPO GRANDE MS
2013
ROSSIANE DE ARRUDA CORTEZ
COLETA SELETIVA E RECICLAGEM DO LIXO EM CAMPO GRANDE MS
Trabalho de conclusão apresentado como exigência do Curso de ...........pela Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci), para obtenção do título de graduação, sob a orientação do Prof.ª...........
CENTRO UNIVESITÁRIO LEONARDO DA VINCI
CAMPO GRANDE MS
2013
1 JUSTIFICATIVA
Na atualidade, tendo em vista a grande quantidade de lixo produzido, ambientalistas acreditam que para amenizar ou mesmo resolver o problema da falta de espaço, da contaminação e, principalmente, do desperdício é a reciclagem, método industrial de reaproveitamento de materiais para a produção de outros produtos, e de com postagem, no qual se enterram restos orgânicos para produzir adubo.
Para Dionysio e Dionysio (2013) a reciclagem é fundamental para diminuir os impactos ambientais no planeta; ao reciclar, economiza-se recursos naturais não renováveis e energia, gera-se empregos diretos ou indiretos e evita-se o depósito de materiais tóxicos e/ ou de difícil decomposição no ambiente.
Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que se joga fora. Entretanto, para compreender a reciclagem é importante que se mude a visão que as pessoas têm do lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade, pois, grande parte dos materiais que vão para o lixo podem e devem ser reciclados (OLIVEIRA, 1996).
Segundo Reinfeld (1994, p. 62) “a reciclagem consiste de uma série de processos industriais que permite separar, recuperar e transformar os componentes dos resíduos sólidos do lixo urbano, tanto domiciliar quanto comercial.”
Para o autor referenciado a reciclagem está cada dia mais viável, tendo em vista a necessidade de poupar e preservar os recursos naturais não-renováveis, que