Projeto
Público Alvo: A comunidade escolar: Equipe gestora, professores, pais, alunos, funcionários Duração do Projeto: O ano letivo vigente
Uma das instituições sociais que mais influi no desenvolvimento da criança é a família, pois é nela que se dá o início da educação. Por meio de uma breve retrospectiva histórica, percebe-se que ocorreram significativas transformações na estrutura familiar e que estão intimamente ligadas ao tipo de políticas econômicas, a educação de cada época e, portanto a educação recebida na família serve de base escolar.
A educação de valores se dá pelos sentimentos de amor, justiça, solidariedade e prazer, razões que justificam ou motivam as ações.
A educação como um direito fundamental deve se estruturar partindo do princípio dos direitos humanos. A escola deve repassar aos alunos uma cultura de valores e reforçar a participação dos mesmos na sociedade, para que se tornem participativos. Enfatizar a importância das atividades de aprendizagem escolar para sua formação pessoal e, portanto, cidadã.
Criar uma nova visão do aluno com relação ao educador, fazendo com que o mesmo não seja apenas o responsável pela aplicação de atividades didáticas, mas sim o que promove algumas medidas que transcendam os trabalhos restritos às aulas.
Coordenando as atividades didáticas e criando um vínculo que efetive a participação dos pais e toda a comunidade escolar, permitindo atingir diversos objetivos pertencentes ou não ao processo educativo.
Justificativa:
Dentre os fatores que não permitem que as crianças e jovens consigam conviver em harmonia com normas disciplinares na escola e na sociedade estão a falta de limites, a autoridade dos pais e ainda, crianças e jovens que vivem sozinhos sem a presença de um adulto sob supervisão. Por estas razões o Projeto tem o propósito de difundir os direitos e deveres inerentes a educação e, introduzir de maneira clara nas áreas