projeto
JUSTIFICATIVA: O aumento da quantidade de idosos no Brasil é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço nas pesquisas médicas, e à redução da taxa de natalidade observada na população brasileira no decorrer dos últimos anos. À medida que a idade avança, existe uma progressiva perda de recursos físicos, mentais e sociais, a qual tende a despertar sentimentos de desamparo. A velhice parece deixar o indivíduo impotente, indefeso, fragilizado para tomar suas próprias decisões, para enfrentar seus problemas, o cotidiano, não só diante dos familiares, mas também da sociedade como um todo. Sendo assim, o idoso tem sido visto como uma pessoa improdutiva, ultrapassada, e pouco se tem feito para recuperar sua identidade e elevar sua auto-estima.
OBJETIVOS: O projeto tem como objetivo viabilizar a socialização e a integração dos idosos da comunidade além de estimular o espírito solidário da equipe de discentes levando aos idosos alegria e descontração.
PUBLICO-ALVO: idosos da comunidade.
LOCALIZAÇÃO: este projeto será aplicado na comunidade de Conceição do Muqui, distrito de Mimoso do Sul.
METODOLOGIA: projeto é desenvolvido por alunos da 7ª série B da EMEF Antonia Junger Poubel da Silva que visitam as casas promovendo a inclusão social do idoso. Junto com o professor os alunos desempenham atividades de interação com os idosos.
RESULTADOS: As atividades propostas foram executadas com sucesso, superando as expectativas. Os alunos não mediram esforços para realizar atividades. Equipes foram formadas para atender às visitas e revezar de acordo com as atividades propostas. O estimulo do espírito solidário da equipe de alunos levou aos idosos um pouco de alegria e descontração, fazendo com que a rotina fosse quebrada e eles pudessem recordar o passado, cantar, dançar e descontrair. As atividades e o envolvimento dos alunos com os idosos permitiram um entendimento maior sobre as dificuldades que o processo de