Projeto
De forma simples podemos classificar o lixo como seco ou molhado, orgânico ou inorgânico, como veremos a seguir:
Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou o que é gerado pela natureza em aglomerações urbanas, como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento.
O LIXO SECO
É composto pelos papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, isopor, parafina, cerâmicas, porcelanas, espumas, cortiças e etc.
LIXO MOLHADO
É aquele composto por restos de comida, alimentos estragados, cascas e bagaços de vegetais, etc.
O LIXO ORGÂNICO
É composto por toda matéria orgânica descartada, como os restos de alimentos, borra de café, folhas e galhos de árvores, pelos de animais, cabelo humano, papel, madeira, tecidos, etc.
O LIXO INORGÂNICO
É composto por matéria inorgânica como os metais e os materiais sintéticos, por exemplo.
Uma classificação mais detalhada do lixo pode ser feita quanto à sua tipologia, suas características físicas, químicas e biológicas.
Quanto à sua TIPOLOGIA o lixo pode ser de origem urbana, agrícola ou especial.
O LIXO URBANO pode ser:
DOMICILIAR
É formado pelos resíduos sólidos produzidos pelas atividades residenciais e apresenta em torno de 60% de composição orgânica e o restante formado por embalagens plásticas, latas, vidros, papéis, etc.
COMERCIAL
Varia de acordo com a atividade desenvolvida no estabelecimento de origem. No caso de bares, restaurantes e hotéis predomina o lixo de origem orgânica enquanto os escritórios geram lixo onde predomina o papel.
PÚBLICO
É aquele resultante das atividades de limpeza de vias e logradouros públicos e é composto por papéis, terra, folhas, etc.
LIXO AGRÍCOLA
É aquele composto pelos resíduos das atividades agropecuárias.
Embalagens de adubos, defensivos agrícolas, restos de ração, restos de colheita, estrume, etc.. Atenção especial deve ser dada as embalagens de defensivos agrícolas