Joimar, a descoberta das virtudes
308 palavras
2 páginas
A descoberta das virtudes e do idealA criação de um encontro autêntico somente será possível se adotarmos uma atitude de generosidade, verdadeira abertura, de fidelidade, cordialidade, paciência e interesse pelas mesmas metas.
Essas atitudes são denominadas “virtudes”, ou seja, comportamentos que nos capacitam a criar facilmente diversas relações de encontro.
É nessas relações que descobrimos o sentido de nossas vidas.
Quando consigo encontrar esse ideal de vida, passo a considerar os outros como pessoas, com dignidade.
Sou capaz de renunciar a todas as vantagens que meu poder sobre as outras pessoas me proporciona.
Aceito fazer determinados sacrifícios. Torno-me responsável pelas perdas que possam advir, como de propriedades, profissão, saúde etc.
Portanto, a chave de uma educação verdadeiramente eficaz consiste em descobrir o autêntico ideal da vida.
A chave para o processo de maturidade dos jovens encontra-se no desenvolvimento do ideal individual. As dificuldades dos jovens são superadas quando eles encontram seu ideal.
O aluno que, ao longo de sua vida escolar, descobre o autêntico ideal de sua vida e sente-se estimulado a realiza-lo em seu dia-a-dia, pode se considerar formado ao fim do curso.
De que maneira os professores podem contribuir com a formação integral dos alunos sem abandonar suas respectivas áreas?
O fundamental na educação de crianças e jovens é encorajá-los a ir em busca da surpresa que os conceitos de relações e encontro produzem.
Tem que a ver a valorização justa dos conceitos de relação, ordem e estrutura.
Um professor de Aritmética não se satisfará em ensinar seus alunos a operar com as estruturas matemáticas: equações, fórmulas etc. deve ajuda-los a descobrir a fecundidade e a beleza dessas estruturas.
Na aula de física, o professor mostrará que a matéria é apenas energia dotada de forma e estrutura. Uma estrutura é um conjunto de inter-relações.