projeto
A importância de aprender o inglês na atualidade é inquestionável. Se você domina a língua, seu currículo será bem visto na sociedade de hoje. Sem contar que o inglês é conteúdo cobrado em vestibulares e concursos em todo o Brasil.
A dificuldade de aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas advém de diversos fatores, porém destacamos como principal fator a metodologia utilizada pelos educadores.
Buscamos investigar os processos de ensinar e aprender a língua inglesa. Será que essa importância do domínio da língua inglesa é passada, pelos professores, para os alunos da rede pública?
De que maneira os educadores estão motivando os alunos da rede pública a se interessarem pela língua?
2- JUSTIFICATIVA
O interesse por esse estudo surgiu mediante a análise da formação escolar, em rede pública, dos integrantes do grupo. A partir da discussão sobre as aulas de língua inglesa, chegamos à conclusão de que há defasagem na metodologia aplicada pelos professores.
“O ensino da língua inglesa nas escolas públicas brasileiras há muito tempo tem sido alvo de críticas, desmerecimento e desprestígio. Muito, também, tem se discutido sobre as metodologias para o ensino da LI, suas implicações, e muitas crenças têm sido levantadas, inclusive a pior que poderíamos imaginar, a de que é impossível se aprender inglês nas escolas públicas.
Toda essa discussão em torno do ensino e da aprendizagem da língua inglesa tem gerado uma série de pesquisas no Brasil que tem revelado como está este processo.”Barcelos & Abrahão, 2006; Leffa 1999; Lima 2009; Moita Lopes, 1996; Paiva, 2005; Rajagopalan, 2006 (apud ALMEIDA, FLAVIUS 2011).
3- OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Detectar os problemas de aprendizagem da LI e mensurar a eficácia dos métodos utilizados pelos professores da rede pública no ensino da língua inglesa.
3.2 Objetivos Específicos
Pesquisar o que dizem os teóricos sobre o ensino de inglês para alunos de ensino fundamental.
Certificar dos