Oficina de Apresentação Televisiva
OFICINA LIVRE DE APRESENTAÇÃO (programa televisivo de entretenimento)
Dias 16 e 17 de julho - MINISTRANTE: Maicon Gomes
Os tópicos a seguir foram retirados e traduzidos para o português do material didático Instrucciones para Profisionales de la Televisión y Rádio – GRUPO FIDES. Autora: Lorena Dávalos – Comunicologa por Lindenwood University
Interpretação (Técnicas) – É muito importante para o apresentador saber pelo menos o básico sobre interpretação, pois em sua maioria, os programas seguem um script (roteiro), e dessa forma tudo é pensado antes, e as vezes até ensaiado, mas no resultado final (vídeo) tem que parecer tudo muito natural.
Por exemplo: Quando vemos uma matéria onde o apresentador vai visitar a casa de um artista, a primeira cena é do apresentador batendo na porta ou tocando campainha, o artista abre a porta com cara de surpreso e etc. Tudo foi planejado e ensaiado antes. A reação do apresentador tem que ser como se estivesse realmente chegando naquele momento naquela casa.
Intensidade e ritmo da voz – A voz é essencial para quem apresenta um programa de televisão. A voz é responsável por grande parte das emoções que transmitimos para quem está do outro lado da tela, pela voz se nota se estamos felizes, tristes, chateados... O apresentador deve sempre saber dosar e adequar sua entonação vocal de acordo com o que sugere o script. Um apresentador mesmo de programa de entretenimento tem que ter essa percepção, porque mesmo nesse segmento existem momentos de suspense, de drama e até mesmo de apreensão. É indispensável que um apresentador tenha o acompanhamento de um fonoaudiólogo ou no mínimo boas aulas e noções de oratória, dicção e locução.
Imagem, postura física, vocal e comportamental – A imagem pessoal para um apresentador é seu cartão de visitas, por isso sua maneira de vestir-se, maquiar-se e até mesmo de sorrir, devem ser os mais polidos possíveis independente do gênero do programa.
A maquiagem