As aranhas
As aranhas, dependendo da espécie, variam quanto ao tamanho, forma e comportamento, mas apresentam algumas características que são comuns a todas as espécies.
Foto de uma aranha armadeira. Todas as aranhas possuem oito patas, quelíceras, pedipalpos e fiandeiras
Todas as aranhas possuem:
Quatro pares de patas;
Um par de pedipalpos;
Quelíceras;
Fiandeiras.
As aranhas não possuem antenas.
O corpo das aranhas é dividido em cefalotórax e abdome. É chamado de cefalotórax porque a cabeça fica fundida ao tórax do animal.
Os pedipalpos são encontrados no cefalotórax das aranhas e desempenham diversas funções: eles manipulam alimentos e atuam como órgãos gustativos, ou seja, órgãos que sentem os sabores dos alimentos.
As quelíceras são estruturas afiadas que servem para injetar veneno na presa e capturar alimentos. Essas estruturas também são encontradas no cefalotórax do animal.
As fiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.
O corpo da aranha se divide em cefalotórax e abdome
As teias das aranhas são utilizadas para vários fins, como: formar o casulo (onde o animal irá depositar os seus ovos), armazenar alimentos e capturar presas.
Existem algumas aranhas que são venenosas e suas picadas podem causar alguns problemas para os seres humanos. As aranhas venenosas são:
Aranha armadeira;
Aranha marrom;
Tarântula;
Viúva-negra.
A aranha-caranguejeira, apesar de grande e com aparência amedrontadora, não possui veneno.
A caranguejeira, apesar de grande, é inofensiva
Paula Louredo
Graduada em Biologia
Os escorpiões não são insetos, e sim animais peçonhentos