Projeto
Apresentação
Dentro do meu período de estágio na área dos conselhos acompanhada pela supervisora de campo, em participação das reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA pude observar a necessidade de um trabalho envolvendo professores funcionários, alunos pais e ou responsáveis em uma escola pública na cidade de Eunápolis visando aprimorar os direitos da criança e do adolescente.
Este trabalho visa promover a melhor integração entre escola pais e alunos com foco na orientação no conhecimento e na prática dos direitos e deveres da Criança e do Adolescente. Consciente de que para o desenvolvimento da criança é necessário que ofereçamos um ambiente propício para o seu aprendizado e a formação do seu caráter, vemos como necessidade a orientação das partes envolvidas diretamente nesta etapa importante da vida do cidadão.
O Estatuto da Criança e do Adolescente privilegia os direitos humanos da criança e do adolescente. O artigo IV do ECA diz que é dever da família , da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, alimentação, à educação, ao esporte ao lazer a profissionalização, à cultura, á dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária.
No parágrafo único do capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil 1990) diz que é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.Trazer a família para o convívio escolar já é definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente,cabe a todos envolvidos colocá-lo em prática. A família é fundamental na base da formação do ser humano os princípios básicos nasce no seio da família, essa, unida a escola forma uma parceria fortalecendo e apoiando a criança e o adolescente para uma boa educação e um futuro brilhante.