projeto
A paralisia cerebral é um conjunto de distúrbios que podem envolver as funções cerebrais e do sistema nervoso, como os movimentos, aprendizagem, audição, visão e raciocínio.
Existem vários tipos diferentes de paralisia cerebral, incluindo espástica, discinética, atáxica, hipotônica e mista. O quadro clinico da paralisia cerebral pode estar associado a diferentes problemas de saude, entre eles: epilepsia, desnutriçao,alteraçao visual, comprometimento cognitivo, transtorno na linguagem , no aprendizado e no comportamento. Também pode ocorrer por influencia de divsersos fatores como: erro hereditario,parto prematuro, fatores maternos, traumas no parto. O baixo peso ao nascer , falta de oxigenaçao severa durante o parto, que provocam lesao do cerebro infantil.
PAPEL DA FAMILIA
A problemática que envolve o indivíduo com paralisia cerebral também atinge os familiares, durante a tragetoria da doença. Quando um individuo adoece, geralmente um membro da familia ou pessoa mais proxima assume o com papel de cuidador que, a partir desse momento passa a lidar com uma nova experiencia, com um mundo desconhecido e com diferentes necessidades a serem enfrentadas. O ajustamento a situaçao ocorre em graus variados e de modo diferenciado, dependendo do modo do estagio do ciclo de vida em que familia se encontra e do estagio em que cada membro da familia se encontra.
A experiencia da familia em relaçao á doença se inicia pelo impacto do diagnostico e segue por meio da reorganizaçao para a integraçao e adaptaçao da condiçao da criança ou do adulto. Além das mudanças necessarias para a integraçao social da criança ou do adulto com paralisia cerebral, os familiares enfrentam dificuldades como ansiedade, depressao, fadiga, sonolencia diurna.
O cuidador assume o controle da manutençao dos cuidados, mas desconsideram,muitas vezes,os proprios agravos á saude. Por isso, os profissionais precisam se empenhar em cuidados que promovam tambem a saude e o bem