Planejamento
O planejamento pode controlar tudo o que é controlável, com planos para se alcançar os objetivos durante todos os percursos a serem seguidos se antecipando a eventuais problemas que possam vir a acontecer.
A visão de futuro permite uma preparação para o futuro da empresa no presente. Esta visão de futuro anda de mãos dadas com o planejamento estratégico, com a identificação de oportunidades de negócios, com desenvolvimento de produtos e antecipando os obstáculos que possam vir a aparecer.
O planejamento parte do ponto de busca da realização dos objetivos traçando rotas para alcançá-los. Utilizando-se do poder da visão de futuro que direciona e motiva todo o desenvolvimento da empresa.
A visão de futuro deve ser bem aceita e estabelecida na empresa para ampliar as oportunidades de projetos de inovação. A mesma estabelece o que a organização quer atingir identificando o que a organização espera do futuro colocando em exposição clara o que é preciso mudar para que essa visão seja concretizada.
Para construir o planejamento e a visão de futuro é preciso avaliar conhecimentos, analisar o mercado, e a empresa, estudando setores se relacionando com formadores de opinião (pesquisadores, clientes, empresários) em aprimoramento da visão de futuro.
Visão de Futuro X Administrador do Futuro
Para Roberto Shinyashiki, a visão de futuro é de extrema importância para o alcance do sucesso. De acordo com o mesmo, a maioria das pessoas paga pela falta de visão por não enxergarem adiante. Em comparação com o autor Paulo Barreto dos Santos, este defende que em meio à globalização e avanços tecnológicos em pleno século XXI o profissional de sucesso deve estudar mantendo-se conectado as atualizações do mercado global com visão para o futuro.
Ao mesmo tempo em que Roberto Shinyashiki, expressa à visão de futuro como forma importante para empreender com sucesso, Paulo Barreto, expresso essa visão de futuro voltada para o perfil do jovem