projeto
Público alvo: 2 a 4 anos
Justificativa
É importante para a formação de qualquer criança ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovick”...escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão no mundo.
As práticas de leitura desde muito cedo é algo indispensável, pois desde a infância tem um papel fundamental na formação de futuros leitores, daí surge à questão: Porque não levar essa prática de leitura para além do ambiente escolar?
Assim, esse projeto visa integrar ESCOLA/FAMÍLIA com o objetivo maior de despertar o hábito da leitura, uma vez que se torna ainda mais prazerosa quando ouvidas em família, no aconchego do colo do pai/mãe, ou quem sabe até mesmo da avó, avô ou dos irmãos. Ou ainda dando seus primeiros passos na leitura sozinha realizando a leitura de imagens.
Objetivos:
Incentivar o gosto e o hábito pela leitura;
Conhecer histórias variadas;
Ampliar o vocabulário;
Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e união entre seus membros;
Mostrar o zelo e a valorização do livro;
Integrar FAMÍLIA/ESCOLA.
Como será realizado?
1°momento: Toda sexta-feira será escolhido uma criança para levar uma sacola contendo um livro de história infantil de sua escolha e um caderno de registro, que vão utilizar para registrar a sua opinião sobre a história lida, o que mais chamou atenção na história ou até mesmo a experiência da leitura com a criança, de forma escrita ou ilustrativa.
2°momento: Em sala, a professora convida a criança para apresentar sua interpretação ou algum relato, e na sequência faz a leitura para todas as crianças.
Recursos:
Livro de história infantil
Caderno de registro
Avaliação
Será realizada em todo processo, a partir dos relatos dos responsáveis, observações e registros.