Coaching como caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional
Um dos objetivos de qualquer pessoa é encontrar caminhos que a auxilie a desenvolver suas potencialidades para viver mais feliz tanto em aspctos pessoais como profissionais.
Sempre me lembro de uma interessante passagem do Livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, na qual Alice tem o seguinte diálogo com o Gato:
- Pode dizer-me que caminho devo tomar? (diz Alice)
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (responde com muito propósito o Gato)
- Não tenho destino certo. (diz Alice)
- Neste caso qualquer caminho serve. (responde o Gato)
Este diálogo da Alice com o Gato pode ilustrar o que ocorre com uma pessoa que não tem claro que caminho deve tomar em sua vida.
As pessoa e as organizações passam por um momento instabilidade diante do contexto econômico e de um mercado cada vez mais exigente e turbulento. As organizações têm adotado como estratégias de gestão: redução dos níveis hierárquicos, descentralização e exigências por equipes de alta performance. Este cenário acarreta implicações na vida profissional de cada sujeito, faz com que os mesmos necessitem desenvolver um conjunto maior de competências e, portanto, busquem aprender e se desenvolver continuamente, por vezes, deixando a vida pessoal, familiar ou afetiva em segundo plano.
Mas qual o caminho cada pessoa deve tomar? O que é importante e significativo para cada um? Que caminho direcionar carreira e autodesenvolvimento? Quais os talentos ou as habilidades compõem cada sujeito? Todos têm as mesmas competências? Qual lugar cada um quer ou pode chegar?
São tantas as indagações, são tantos os caminhos, por isso ter um destino e buscar o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, cada vez mais se faz necessário, para que as pessoas que buscam atingir novos resultados em sua trajetória de vida o façam com sentido para que se sintam realmente felizes.
O coaching é um processo que, conduzido