Relatória de Micologia aula prática coleta de fungos do ar
846 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE MICOLOGIA: Coleta dos fungos no ar; Estruturas somáticas e reprodutivas; Isolamento dos fungos do ar.
BELÉM – PA
2014
Introdução
Os fungos são organismos que apresentam forma, tamanho e coloração variados; encontrados em praticamente qualquer local do ambiente que nos cerca, inclusive no ar. Os fungos são importantes tanto do ponto de vista ecológico quanto econômico, são úteis muitas vezes, porém, outras vezes podem ser prejudiciais (MORAES. et al, 2010)
O ar é a principal via de dispersão dos fungos, e estes que se dispersam pelo ar atmosférico são denominados anemófilos. Muitos fungos podem liberar esporos no ar, estes podem ser aéroalergenos, os estudos sobre esses organismos possibilitam esse entendimento, assim como a identificação de espécies e sua importância. Segundo Mezzari (2002), diversas técnicas podem ser utilizadas para a coleta de fungos do ar, e estas dependem do local a ser estudado, o cultivo em placa é bastante comum e pode ser aplicado em ambientes fechados, além disso, outras técnicas podem ser empregadas, algumas utilizando equipamentos maiores a mais complexos.
Cultivação do fungo no meio de cultura
Para o cultivo dos fungos coletados no ar foi utilizado como instrumento uma placa de Petri com o meio de cultura sabauraud-dextrose-ágar-cloralfenicol. O crescimento das colônias foi observado ao longo de uma semana, onde apresentou mudanças no decorrer de cada dia, descritas a seguir:
1° dia
- Exposição da placa no ambiente por 10 minutos
- Lacre da placa
-Aparecimento de umidade
2° dia
- Mudança da cor de incolor para opaca
- Surgimento de pequenas de colônias brancas
3° dia
- Aumento da opacidade da placa
- Crescimentos das colônias
4° dia
- Aparecimento de colônias amareladas
- Placa quase totalmente opaca
- Começo de uma mudança na