projeto
MARLENE BEZERRA RODRIGUES
REGIANE REIS DE SOUZA SANTOS
DANILA BISPO DOS SANTOS GONÇALVES
EDUCAÇÃO INFANTIL
RUY BARBOSA-BA
2013.2
MARLENE BEZERRA RODRIGUES
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, 2º Semestre como requisito parcial para a as disciplina de Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem, Políticas Públicas na Educação Básica, Teoria e práticas do currículo, Prática pedagógica interdisciplinar: escola e sociedade, Seminário Interdisciplinar II.
Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Vilze Vidotti e Bernadete Strang.
RUY BARBOSA-BA
2013.2
INTRODUÇÃO
A Importância da Educação Infantil na Formação dos pequeninos Crítico/Reflexivo é um assunto que deve ser afirmado frente aos profissionais da Educação, observando a diferença, no 1º ano do Ensino fundamental, entre os alunos que cursaram e não cursaram a Educação Infantil; e esclarecendo de que maneira essa etapa da educação pode contribuir na formação cognitiva e social do homem. Essa etapa educacional apresenta elevado valor, uma vez que durante esse período da vida é formada a personalidade da criança, determinando fatores que influenciarão no adulto em que se tornará.
O período que se estende da gestação até os seis anos de idade é considerado o mais importante para o desenvolvimento da criança, pois é nessa fase que a criança estabelecerá suas conexões com o mundo, corroborando esta afirmativa Antunes (2006, p. 9) declara que a criança "precisa desenvolver-se plenamente nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, por meio de uma educação bem estruturada que atenda as necessidades da criança", porém essa relevância não foi sempre considerada ou mesmo conhecida, pois durante muito tempo a criança não era reconhecida