Projeto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO SERVIÇO SOCIAL
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIA L
PROFESSORA EAD SUZANIR FERNANDA MAIA
IVONETE PEREIRA SILVA
Salvador, 19 de setembro de 2012
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo, estimular o estudante a desenvolver habilidades que serão de fundamental importância no seu campo de atuação profissional. A seguir mencionaremos um projeto de pesquisa denominado: A gravidez na adolescência, uma situação muito comum no dia a dia.
Ser mãe é uma das fases mais maravilhosas na vida de uma mulher. Mas e quando isso acontece muito cedo pode gerar transtornos seríssimos. É cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 444.056 meninas e adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos, tiveram filhos em 2009. Destes, mais de 70 mil é referente aos números do estado de São Paulo, o maior em todo Brasil.
A cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem no Brasil são filhas de adolescentes. Esse índice representa três vezes mais garotas menores de 15 anos grávidas do que na década de 70. O índice de gravidez entre adolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas.
E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias consequências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério.
As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dos pais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.
Além disso, o corpo da adolescente também não está pronto para gerar uma criança, alguns problemas como o tamanho e conformidade da pelve, a elasticidade dos músculos uterinos, os temores, desinformação da adolescente, dificultará o desenvolvimento do feto.
[pic]
A