Projeto
SUPERMERCADO
MODELAGEM FINANCEIRA
Luiz Guilherme Aboim Costa
Luiz Rodolfo Aboim Costa 2009
CASE 1: Companhia Delta de Distribuição
Data base: 31-12-2008
Horizonte: 5 anos
A Cia Delta atua no setor de varejo alimentício e possui 30 lojas no estado do Rio Grande do Sul. Os supermercados possuem uma área que varia entre 1.000 m2 e 2.300 m2 oferecendo entre 5 mil e 8 mil itens. Normalmente possuem departamentos especiais (padarias, laticínios e peixarias) e tem como público alvo, consumidores de renda média e alta.
“Mix de vendas”
A quase totalidade das vendas é constituída por produtos alimentícios (cerca de 80%) entre perecíveis e mercearia. Os 20% restantes são produtos não alimentícios.
A estratégia está baseada no conceito de supermercados de vizinhança, com um atendimento diferenciado, oferecendo grande variedade de sortimentos; preços competitivos, porém não necessariamente os mais baixos da cidade.
As áreas de todas as lojas são apresentadas na tabela abaixo:
Processo de compras
O processo de compras vem sendo cada vez mais centralizado, a fim de se obter o máximo de vantagem sobre a economia de escala, no que se refere ao seu poder de barganha junto aos fornecedores. Dessa forma, centraliza a compra de todos os supermercados e dos hipermercados.
A empresa tem feito, com sucesso, uso crescente de um sistema de gerenciamento de informações para monitorar preços dos concorrentes a fim de facilitar o processo de negociação junto a fornecedores.
Centro de Distribuição Central
Com o objetivo de distribuir de forma eficiente mercadorias e alimentos perecíveis, a empresa opera um centro de distribuição central, estrategicamente localizado na região metropolitana de Porto Alegre. A localização permite fazer remessas freqüentes para as lojas, reduzindo necessidade de estocagem dentro das lojas.
Informática
A empresa completou recentemente o