portgues
DE LITERATURA INFANTIL.
Fabiano José Colombo
FFC - Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP - Marília-SP.
PPGE – Grupo de Pesqiuisa: Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. Bolsista de Mestrado do CNPq sob a orientação da Drª Cyntia Graziella
Guizelim Simões Girotto. fajcolombo@hotmail.com
Atualmente, os diversos tipos de mídia acabam prendendo cada vez mais a atenção e interesse de jovens, adultos e crianças, principalmente do público infantil, que estão constantemente em contato com diferentes tipos de mídia, como televisão, vídeo-game, computadores e Internet. Dessa forma, as crianças afastamse da leitura de livros de literatura infantil, agentes importantes na formação de leitores ativos no processo de leitura e escrita, contribuindo para a não formação de crianças leitoras.
Nessa perspectiva, o resgate da leitura de livros de literatura infantil por parte das crianças, é algo de grande necessidade e importância, já que nessa fase se constrói a necessidade pela leitura e se formam a personalidade e atitudes de um futuro adulto leitor. A leitura, freqüente, na infância, também, contribui de forma direta para o sucesso no processo de aquisição da escrita. (FARIA, 2004).
Dentro dessa perspectiva, as ilustrações de livros de literatura infantil e o projeto gráfico de livros de literatura infantil são de grande importância para ajudar a atrair a atenção da criança para o livro e possivelmente sua leitura, auxiliando na formação de leitores e contribuindo no processo de aquisição da leitura e escrita por parte das crianças. Os investimentos têm ocorrido em projetos gráficos de livros de literatura infantil cada vez mais modernos, com ilustrações cada vez mais ricas em conteúdos que, em alguns casos, chegam a dispensar a linguagem escrita, como nos livros de imagens.
Mas, hoje, o tema “A Ilustração nos livros de literatura infantil” ainda é pouco
estudado