economia
Fenícios: Ampulação da mão do fabricante de produtos que fossem produzidos segundo as especificações governamentais.
Romanos: Desenvolveram técnicas de pesquisa altamente sofisticada para época e se aplicam principalmente na divisão e mapeamento territorial para controle do império.
França (Luis XVI): critérios para escolha de fornecedores e instruções para supervisão do processo de fabricação de embarcações.
Eras da Qualidade (3 eras):
Era da Inspeção – Produtos são verificados uma à um - Cliente participa da inspeção – Inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade
Era do controle Estatístico – Produtos são verificados por amostragem – Departamento especializado das qualidade – Enfase na localização de defeitos.
Era da qualidade total – Processo produtivo é controlado – Toda empresa é responsável pela garantia da qualidade – Enfase na prevenção de deifeitos.
Administração japonesa: Década de 70 se torna popular em todo mundo, a base parte do sistema Toyota de produção e Taiichi Ohno.
Dois princípios do sistema Toyota: Eliminação de desperdício e Fabricação com Qualidade.
Técnicas empregadas na administração japonesa: Justin Time (JIT) – procura reduzir o tempo na fabricação e o volume no estoque, estabelece um fluxo contínuo de materiais.
Circulo de Controle da Qualidade (CCQ): Voluntários de vários setores que se reúnem para discutir melhorias, e resolução de problemas.
Kanban: Filosofia da melhoria contínua
Produção flexível ou enxuta: Ás máquinas são programadas para fabricar pequenos lotes de acordo com a necessidade do cliente.
Sustentabilidade: Define as ações e atividades humana que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Ações relacionadas a sustentabilidade: Preservação do meio ambiente como um todo exemplo: uso de fontes de energia limpa,