Tabela Períodica
Depois dele, muitos outros químicos, cientistas e estudiosos, procuraram uma maneira mais eficaz de agrupar os elementos químicos. Todos eles, de alguma forma, contribuíram para as descobertas sobre os elementos químicos e suas classificações.
O modelo que conhecemos agora da T.P. foi inventado pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907) no ano de 1869, a fim de facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos conforme suas propriedades.
A organização da T.P. é feita em colunas (grupos) e linhas (períodos). Os elementos estão organizados de acordo com o seu número atómico.
As colunas verticais são designadas por grupos que são numerados de 1 a 18, da esquerda para a direita.
As linhas horizontais são designadas por períodos que são numerados de 1 a 7, de cima para baixo.
Os elementos de cada coluna ou grupo têm uma configuração eletrónica semelhante e igual número de eletrões de valência. Embora os elementos do mesmo grupo apresentem igual número de eletrões de valência possuem diferente número de eletrões nas camadas interiores.
Os elementos do mesmo grupo constituem uma “família”.
Na T.P., cada linha horizontal é designada por período.
À medida que se percorre a tabela ao longo de um período, da esquerda para a direita, o número atómico aumenta uma unidade e o átomo do elemento apresenta mais um protão (logo apresenta também mais um eletrão).