projeto
1 PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 4
2.1 METODOLOGIA 4
2.2 CRONOGRAMA 4
REFERÊNCIAS 5
ANEXOS 5
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Durante o Estágio de Disciplinas Pedagógicas minhas observações serão voltadas as metodologias de ensino aplicadas na sala de aula, mais exclusivamente as práticas educativas que professores utilizam e como o fazem. Para sensibilizar a importância deste tema observamos o que diz Paulo Freire sobre a prática educativa em sala de aula:
O que me interessa agora, repito, é alinhar e discutir alguns saberes fundamentais à prática educativo-crítica ou progressista e que, por isso mesmo, devem ser conteúdos obrigatórios à organização programática da formação docente. Conteúdos cuja compreensão, tão clara e tão lúcida quanto possível, deve ser elaborada na prática formadora. É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (Freire, 1996,p.12)
1.2 OBJETIVOS
E o que é preciso para ensinar? Quais os aspectos que não podem faltar na prática educativa do educador que prime pela formação da cidadania de seus alunos? Como inspirar e incentivar os alunos a construírem seus próprios conhecimentos?
Muitos educadores acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido, não sabem o porque daquilo que passam em aula e quando interrogados dão respostas evasivas, e os alunos acabam acreditando que o