Projeto
O EPS já vem sendo aplicado no canteiro e vem mostrando resultados satisfatórios na sua utilização, oferecendo vantagens, por exemplo, isolamento térmico e acústico usado em paredes e lajes, na leveza.
O isopor é material isolante, sendo aplicado na construção visando a economia energéticaÉ também aplicado em edifícios per ser, leve, resistente, é de fácil manuseio, além de possuir baixo custo.
Justificativa/Problematização
A indústria da construção civil, pela grande quantidade e diversidade de materiais que consome é um mercado, em potencial, para absorver resíduos de EPS provenientes de embalagens de eletrodomésticos , máquinas , equipamentos e etc. Por esta razão, materiais alternativos, desenvolvidos com estes resíduos, podem representar uma boa alternativa até mesmo no custo final de moradias , em função da matéria-prima em parte reaproveitada no processo. Contudo, tais aplicações ficam restritas em função da falta de investimentos em pesquisa para comprovar junto a comunidade cientifica a viabilidade técnica e econômica de tal aplicação.
Nesta abordagem, Levy (1997) apud John et al. (2001) citam que uma das formas de solução para os problemas gerados é a reciclagem de resíduos, em que a construção civil tem um grande potencial na utilização destes, uma vez que ela chega a consumir até 75% de recursos naturais.
Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um levantamento exploratório e bibliográfico acerca de referencias em relação ao poliestireno expandido. Foram utilizados diversos recursos, entre os quais: ABRAPEX Associação Brasileira do Poliestireno Expandido, à rede internet, Folha de São Paulo Construções. O método construtivo apresentado consiste em