Exercicios de fibromialgia
Os exercícios físicos aeróbicos (como caminhar, correr, fazer hidroginástica e andar de bicicleta) são os mais indicados para fibromialgia. Porém, na fibromialgia, recomenda-se a realização de tais exercícios numa intensidade de leve a moderada. Essa intensidade recomendada deve ser capaz de promover um ganho cardio-respiratório. O paciente pode medir isso de forma a sentir que esta se esforçando, porém sem exagerar nesse esforço. Uma forma de quantificar esse esforço é conseguir falar enquanto se realiza o exercício.
No entanto, iniciar a atividade física e mantê-la pode ser um tanto difícil. Pois as dores podem aumentar um pouco, a fadiga pode incomodar e o paciente pode se sentir desmotivado. Porém, é importante continuar. O paciente tem que persistir! Pois os benefícios da atividade física são muitos, e só vêm com o tempo. Até a atividade física trazer benefícios para o paciente com fibromialgia pode levar de seis a oito semanas.
É, não é fácil, portanto, uma dica importante é começar bem devagar e ir aumentando o ritmo da atividade. Pode-se começar com uma caminhada diária de 5 minutos, de preferência em um terreno plano. Na semana seguinte, aumente para 10 minutos diários. Até atingir 40 a 60 minutos, todos os dias.
Sim, é importante fazer os exercícios diariamente. A recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva é de 5 a 7 vezes por semana de atividade física, com a duração de pelo menos 30 minutos e de moderada intensidade.
Porém, caso o paciente sinta que a intensidade do exercício adotado esta incomodando muito os sintomas da fibromialgia, pode-se tentar reduzir um pouco a intensidade e mantê-la por um período maior. sp;
ALONGAMENTO E MUSCULAÇÃO PARA FIBROMIALGIA
Apesar da musculação e do alongamento se mostrarem técnicas promissoras para fibromialgia, as algumas pesquisas na área da dor crônica relatam que ainda é necessário se pesquisar mais sobre o tema.
ALONGAMENTO PARA FIBROMIALGIA
Para