Fibro
A fibromialgia é definida por uma condição complexa e crônica; Síndrome clínica que se manifesta com dor intensa no corpo todo, principalmente na musculatura; Cursa com sintomas de fadiga, indisposição generalizada, intolerância ao exercício , transtornos do sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada); Tratam a fibromialgia como uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.
Quanto a idade
A fibromialgia acomete indivíduos de todas as idades. Frequentemente os sintomas aparecem entre 20 e 55 anos, mas a doença pode também ser diagnosticada na infância.
Quanto ao sexo
Estudos mostraram que a fibromialgia é de 4 a 7 vezes mais comum em mulheres. Com um pico de incidência entre os 30 e os 50 anos de idade. Não há explicação para essa incidência maior em mulheres, assim como não há diferença significativa entre meninos e meninas.
Quanto a morbidade
O impacto social, emocional, econômico e funcional da fibromialgia na vida do indivíduo é semelhante aos efeitos da artrite reumatóide; Um fato bastante chamativo é que um terço desses pacientes mudaram o tipo de atividade para manterem seus empregos, com diminuição do horário de trabalho diário ou semanal, ou ambos; Muitos pacientes acharam necessária essa mudança para diminuir as exigências e demandas do trabalho e,
frequentemente, com diminuição do aporte financeiro; Nos USA estima-se que, aproximadamente, 15% da população com diagnóstico de fibromialgia estão recebendo benefício;
Quanto a frequência
Estimativas e estatísticas americanas (não temos, no Brasil, infelizmente, esses dados), relativamente conservadoras,
sugerem que