Projeto
Fisiologista russo, de seu nome completo, Ivan Petrovich Pavlov, nascido em 1849, em Ryazan, na Rússia, e falecido em 1936, em Leninegrado, atual SãoPetersburgo. Embora tendo iniciado os seus estudos num seminário, acabou por renunciar à carreira religiosa e formouse na Universidade de SãoPetersburgo na área de Ciências e Medicina. Foi diretor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Medicina Experimental. Aqui iniciou as suas investigações sobre as secreções gástricas. O seu nome é associado sobretudo à teoria do Reflexo Condicionado. Realizou neste sentido várias experiências com animais, sobretudo com cães. Esta teoriainfluenciou o desenvolvimento das teorias comportamentais da psicologia até às primeiras décadas do século 20. Assim, em 1904, foi laureado com o PrémioNobel da Fisiologia e da Medicina pelo trabalho que desenvolveu sobre os atos reflexos e as secreções digestivas. Recebeu o doutoramento Honoris Causapela Universidade de Cambridge e a atribuição da Ordem da Legião de Honra por recomendação da Academia de Medicina de Paris. As suas principais obrasforam A atividade das glândulas digestivas (1900) e Reflexos Condicionados (1927).
Glândulas Salivares |
|
As glândulas salivares são glândulas exócrinas responsáveis pela produção de saliva, fluído que possui funções digestivas, lubrificantes e protetoras. Além das glândulas pequenas que estão dispersas espalhadas pela cavidade oral, existem três glândulas salivares maiores: as glândulas parótida, submandibular (também conhecida como submaxilar) e sublingual. Nos seres humanos, as glândulas menores são responsáveis por secretar apenas 10% do volume total de saliva, no entanto, secretam aproximadamente 70% do muco.
As glândulas maiores são revestidas por uma cápsula de tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. O parênquima destas glândulas é composto por terminações secretoras e por um sistema de ductos ramificados que se arranjam em lóbulos, separados entre si