Reciclagem do pet incorporado no pead para fins construtivos na formação de piso cerâmico
DANTAS, Leonardo Pestana ¹; MOREIRA, Claudiana Santos², SILVA, Adeildo Cabral³
___________________
¹ Graduando – Departamento de Contrução Civil, IFCE – pestana.leonardo@gmail.com
² Graduanda – Departamento de Construção Civil, IFCE –
Clau_dinhamoreira@hotmail.com
³ Professor Doutor Adjunto – Departamento de Construção Civil, IFCE –
Cabral@ifce.edu.br
Área: Processos Construtivos, Construção Civil, Pavimentos
Palavras- chave: Resíduos sólidos, Reciclagem, PET
Resumo
A indústria da construção civil é responsável por uma grande parte do lixo produzido nas grandes cidades. As empreiteiras produzem milhares de quilos de entulho. Estes, por lei, não podem ser depositados em aterros sanitários e terrenos baldios. Isto gera um grande problema para as metrópoles. Uma das possíveis soluções seria o uso de materiais recicláveis. O presente trabalho é uma análise bibliográfica acerca dos materiais já desenvolvidos na última década nesta área, com foco na geração de um “material-verde” a partir do plástico reaproveitado. É fundamental ressaltar que a complexidade dos estudos efetuados nos obriga à análise dos índices pretendidos.
1. INTRODUÇÃO
“O lixo urbano é, hoje, um problema ambiental e social. Diariamente, milhares de toneladas de resíduos são despejados nos aterros sanitários, boa parte constituída de matéria-prima reciclável como plástico, papel e vidro. As cidades de grande porte são as que mais sofrem com esse problema. Somente em Belo Horizonte, 4.500 toneladas de resíduos sólidos são despejadas por dia nos aterros municipais, de acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Desse total, 11% são plásticos, em suas diversas apresentações.” (Revista Minas Faz Ciência Nº 18)
“Até meados do século XVIII, a maior parte o lixo era formado por restos de alimentos. Após a Revolução Industrial na Europa, a “cara” do lixo começou a mudar. Houve