projeto
A formação para a complexidade do oficio de professores
Abertura de programas para a formação inicial de professores primários.
Os objetivos visados eram, sobre tudo encontrar uma ou varias maneiras de conceber percursos que representassem as demandas dos estudantes estagiários e também suprir o melhor possível as necessidades sempre crescentes das escolas e dos meios escolares minoritários franco-ontarianos, desejosos de professores mas agueridos as metodologias novas e ativas.
Este texto apresenta, principalmente, as ultimas descobertas que sucederam esses percursos e visa através de uma reflexão a posteriori, a introduzir uma certa lógica cientifica.
Contexto sociopolítico dos mecanismos testado. Os primeiros desejam uma colaboração estreita e constante entre formadores do centro universitário e formadores de campo; os outros afirmam que os professores formadores da universidade não tem lugar na formação prática.Essa incompreenssão provem justificadamente de uma interpretação errônea da formação que se dispensa a universidade, onde muitos estagiários dizem que ela tem pouco a lhes oferecer, que os estágios ensinam mais e onde muitos professores afirmam aos estagiários que os trabalhos e as demandas dos cursos são irrealista e ajudam pouca na realidade cotidiana da classe.
Os princípios Subjacentes ao mecanismo da formação.
Ultima experimentação feita fora co campos – 29 estudantes
Foi elaborado um programa de ensino integrado a prática e centrado na reflexão na ação.
A logística do programa foi visar os estagiários em formação pudessem adquirir competências gerais de base no ensino para poder empreender uma gestão de classe.
O ensino foi integrado de tal maneira que as observações e as práticas em classe pudessem ser levadas em conta no curso e analisadas no âmbito de reflexão coletivas e individuais.
Na linha de conduta reflexiva, segundo Schon(1994), o ensino foi realizado a partir de necessidades e expectativas dos estagiarios após