Projeto
Organograma
O número de funcionários a se colocar trabalhando na hora de montar um motel vai depender do porte do estabelecimento. No Murayama os funcionários serão eles: dois administradores, um encarregado operacional, um assistente administrativo, dois recepcionistas que vão atuar em sistema de escala, pois o local irá funcionar 24 horas por dia, cinco camareiras, dois cozinheiros com mais três ajudantes de cozinha, uma equipe de cinco lavadeiros e apenas quatro seguranças pelo o fato do Murayama se localizar em uma cidade do interior com menos índice de violência.
Deve-se levar em conta que as camareiras irão ser rápidas o suficiente para permitir a entrada e saída de hóspedes em tempo hábil. Elas também irão fazer a visualização do quarto em caso de esquecimento de pertences ou consumo antes do cliente chegar até a portaria, para que o que não constar na conta ser pago.
Quanto à cozinheira, ela será preparada para um grande fluxo de pessoas, o que acontecem nos fins de semana no período noturno, para clientes que vão passar a noite no local. O fluxo de clientes também dobra em datas festivas como Dia dos Namorados e Carnaval, por isso deve-se levar em consideração a contratação demais funcionários temporariamente neste período.
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, cabendo ao empresário analisar o número de funcionários e cargos cabíveis. A mão de obra básica deve contar com: gerente, recepcionistas, auxiliar administrativo, camareiras, cozinheiros, ajudantes (caso as refeições sejam preparadas no local) e seguranças.
Todo o quadro de funcionários será treinado e o serviço sempre supervisionado para que a qualidade não seja prejudicada. O serviço de recepção será exigido muita organização e discrição.
Na hora de selecionar as pessoas que irão trabalhar na empresa, iremos levar em consideração as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que