Reciclagem de embalagens cartonadas
SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA- SEPT
ADRIELE CAROLINE GROSBLLI
RECICLAGEM DE EMBALAGENS MULTICAMADAS
CURITIBA 2013
ADRIELE CAROLINE GROSBLLI
RECICLAGEM DE EMBALAGENS DE MULTICAMADAS
O presente relatório foi montado com base nos processos laboratoriais realizados no Departamento de Quimica da UFPR, com o auxílio e supervisão da bolsista Erna Guilhermina Albrecht de Oliveira e tendo como orientadora Liliana Micaroni.
CURITIBA 2013
Sumário
Índice de figuras
RESUMO
O lixo tornou-se um grande problema no Brasil e no mundo por conta da sua produção desenfreada pela população. Esses rejeitos tinham como destino os lixões ou aterros sanitários, pois não havia mais muito o que fazer. Com a chegada de novas tecnologias passou a ser possível reaproveitar muitos materiais, como os plásticos. Porém, para que alguns materiais tivessem este mesmo destino, era necessário uma tecnologia muito maior, como as caixinhas de leite.
Hoje, a empresa Tetra Pak possui essa tecnologia, na qual se é possível separar e reaproveitar todas as camadas (duas de polietileno, uma de plástico, uma de papel e outra de papelão) que a compõem as caixas de leite, também conhecidas como embalagens cartonadas.
Por meio de instruções por eles fornecida em uma patente, conseguimos obter, satisfatoriamente, todas as camadas com o uso de soluções alcalinas e também a recuperação do alumínio.
1. INTRODUÇÃO
A população brasileira produz em média, 7.1 toneladas de lixo urbano por ano (1), mas 50.8% disso tudo é destinado para lixões (2), lugares de situação irregular e sem nenhuma preparação para receber esse tipo de material. Porém, em meio a todo esse resíduo recolhido, há os chamados materiais recicláveis, que deveriam tomar um destino diferente dos demais rejeitos. Se ele for despejado junto com todos os outros