Embalagens cartonadas
Embalagens Cartonadas e o Meio Ambiente
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CURSO: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - 1º PERÍODO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA
ALUNOS: PAULO ROBERTO PEREIRA BARBOSA
ANTONIO PINTO PEREIRA
EMBALAGENS CARTONADAS E O MEIO AMBIENTE
Codó-MA
JULHO DE 2012.
Embalagens cartonadas e o meio ambiente
Paulo Roberto Pereira Barbosa; Antonio Pinto Pereira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó.
RESUMO
As embalagens cartonadas longa vida, presentes nas prateleiras de todos os supermercados, apresentam vasta utilização e consumo. Sua principal vantagem é evitar o contato dos alimentos com microrganismos, oxigênio e luz, favorecendo a sua preservação por períodos prolongados sem a necessidade de refrigeração. Vários produtos são comercializados hoje com a utilização dessas embalagens. Entretanto, o seu descarte pode gerar impacto ambiental, em função da difícil degradação de seus constituintes e da grande quantidade gerada. (NASCIMENTO, Renata et all.) Teremos neste artigo, uma breve discussão sobre a constituição das embalagens cartonadas, o seu destino final e o impacto no ambiente.
OBJETIVOS: Verificar os processos sofridos pela fabricação de embalagens cartonadas até a sua destinação final, incluindo-se aí o impacto gerado sobre o ambiente no município de Codó no Maranhão.
MATERIAL E MÉTODO: Pesquisa de campo, levantamento de dados, depoimentos de trabalhadores informais em reciclagem de lixo, registro de imagens de áreas afetadas pelo acumulo de embalagens.
RESULTADOS:
CONCLUSÃO:
Palavras-chave: embalagens cartonadas; meio ambiente; reciclagem; Tetra Pak.
Introdução
Em 1950 o Dr. Ruben Rausing, fundador da Tetra Pak, afirmou: “Uma embalagem deve gerar mais economia do que ela custa”. Isto significa produzir embalagens que protejam os alimentos, mas que não destruam os recursos naturais