Projeto
Todo profissional é um ser humano que possui valores, opiniões e expectativas que não ficam restritos apenas a sua vida pessoal, mas também são levados para o ambiente de trabalho, com a perspectiva de alcançar objetivos almejados.
De acordo com Silva (2005) o estudo da motivação se refere basicamente às razões pelas quais as pessoas se comportam de certo modo. Para os gestores é um grande desafio descobrir as causas pelas quais é ativada a motivação, como fazer para influenciá-la e direcioná-la de maneira que todos os indivíduos possam estar satisfeitos.
A motivação é “alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa (SILVA, 2005,
p.221)”. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem, na vida religiosa, quando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença e nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma instituição.
Dentro dessa perspectiva, essa pesquisa objetiva conhecer quais os fatores que influenciam a motivação dos agentes comunitários de saúde, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de ações em prol destes profissionais procurando assim contribuir de forma indireta para a melhoria dos serviços prestados a população.
5
1. JUSTIFICAVA
Um profissional motivado trabalha com mais entusiasmo, tem mais iniciativa e trabalha melhor em equipe. A motivação é algo intrínseco, somente o próprio indivíduo pode se motivar, porém a motivação pode ser incentivada ou despertada por estímulos externos.
Para os gestores a necessidade de estimular a motivação no ambiente de trabalho tem sido um grande desafio, pois para isso é indispensável identificar os fatores que influenciam a motivação dos servidores. O conhecimento do gestor sobre as