Trab divs
A revolução do conhecimento É consenso entre os historiadores que a chamada revolução cientifica ocorreu, sobretudo no século XVII, quando a ciência tendeu a se separar da filosofia, tornando se um campo de saber independente. Esse processo, sem duvida, resultou do renascimento, principalmente porque este contestou de varias maneiras o pensamento aristotélico, não só no campo filosófico, mais também no campo da astronomia e da física. Um ótimo exemplo de que a semente da revolução cientifica foi planejada do renascimento é o Leonardo da Vinci, que também se dedicou a ciência, aprofundou seu conhecimento de anatomia através da dissecação de cadáveres em hospitais de Floresça, Milão e Roma, pratica durante condenada a igreja, e fez pesquisas na área da hedrodinâmica. Aprofundou o estudo da geometria, preocupado com a proporção das formas, e chegou a esboçar planadores a partir da observação do voo dos pássaros, deixando desenhos famosos sobre o assusto. Alguns dos historiadores reconheceram em Leonardo, com algum exagero, um dos precursores da aeronáutica.
Projeto da asa da maquina voadora idealizada por Leonardo da Vinci. A partir da observação do voo dos pássaros.
Porem, nada foi mais decisivo que a teoria conhecida como heliocentrismo, do polonês Nicolau Copérnico, que rompeu com o geocentrismo de Aristóteles adotado pela igreja, segundo o qual a terra era o centro do universo. A partir de observações astronômicas, Copérnico formulou a tese de que o sol era o centro do universo. Expos sua teoria no fim da vida, ao publicar o livro “da revolução das esferas celestiais”, obra de enorme repercussão na época e nos séculos seguintes. A igreja condenou totalmente as ideias de Copérnico.
Nicolau Copérnico.
O astrônomo italiano Galileu Galilei retornou as teorias de Copérnico em vários estudos, com base nas observações que fez com uma luneta astronômica a partir de 1610. Nesse mesmo ano, publicou O