projeto
Rua Nilo Pessanha,111 - Ponte Preta
6º Distrito de Magé - RJ
Carga horária; 16 horas
Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
Marcia Cristina Matias Nogueira de Gois
MÚSICA E APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Através da música e a musicalização podemos encontrar elementos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
O papel da música na educação, não é apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, ampliando o conhecimento musical do aluno, visando ser a música um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico. A música traduz emoção, por isso entende-se que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade, auxiliando a criança no desenvolvimento de suas potencialidades. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descobertas através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua
extrema