Slackline
Escolhemos a modalidade slackline inicialmente por curiosidade, pois sempre vimos algumas pessoas praticando esta em parques, calçadas, áreas abertas e inclusive na própria instituição em que estudamos, onde alguns alunos de semestres posteriores aos nossos praticavam essa modalidade na Portuguesa no período de nossas aulas práticas que na época eram aplicadas nesse local.
Não tivemos dificuldades em encontrar praticantes da modalidade, pois como foi citado anteriormente, algumas pessoas do grupo já possuíam certo conhecimento sobre os locais onde esses praticantes se encontravam.
Entender o porquê de se praticar o slackline e analisar a questão do movimento corporal dentro da prática foram às principais motivações que o nosso grupo teve ao se escolher essa modalidade.
Observamos a prática do slackline no Parque Villa-Lobos.
Resumo da História
O slackline começou a ser praticado em meados dos anos 1980 por alpinistas da Califónia, EUA como forma de descanso para os alpinistas que praticavam a modalidade no Parque Yosemite Valley.
Tipos de Slackline: os tipos são o Trickline, Highline, Longline, onde o que diferencia um do outro é a altura do chão; o Waterline que é praticado sobre a água.
Percussores da fita: Adam Grosowsky e Jeff Ellington inseriram a fita de nylon no esporte.
Os Grupos observados por nós.
Ao realizarmos a pesquisa de campo observamos vários praticantes da modalidade slackline, seus diferentes materiais, técnicas diversas no que se diz respeito à prática e realidades diferentes, como questões financeiras, experiências anteriores etc.
Fizemos a nossa pesquisa no Parque Villa-Lobos, zona oeste, aonde a prática dessa modalidade vem crescendo a cada dia e que em si o praticar slackline é bem visto aos olhos das pessoas que freqüentam o parque e de seus colaboradores diferente de outros parques. Abordamos vários grupos praticantes da “arte do equilíbrio”, porém focamos em dois desses