O SlackLine
Embora o slackline seja um esporte muito simples e dependa de pouco aparato em equipamentos para ser praticado com segurança, o lançamento de novos produtos no mercado, com os mais variados preços e materiais acaba muitas vezes confundindo quem ainda não tem muito conhecimento sobre a prática do esporte na hora de comprar o seu primeiro kit.
Por isso resolvemos escrever este artigo, com intuito de auxiliar quem tem o interesse em começar a praticar slackline, a comprar o equipamento correto adequado às suas expectativas no esporte, sem gastar mais do que a, o necessário e para evitar que acabe “levando gato por lebre.”
Antes de tudo é preciso frisar a importância de se adquirir um equipamento desenvolvido especificamente para a pratica de slackline . Comprar fitas de carga ou qualquer outro tipo de equipamento que não tenha sido testado para o esporte, pode acabar colocando em risco a sua diversão e até mesmo a sua segurança. O primeiro passo para definir o seu investimento nos equipamentos, é definir o seu objetivo na prática do esporte. E para isso é preciso conhecer as modalidades do esporte, pois o slackline se divide em quatro e cada uma delas requer um tipo de equipamento especifico.
A modalidade que se tornou mais popular no slackline é o TRICKLINE, nesta modalidade o objetivo do atleta é treinar manobras de equilíbrio dinâmico, ou seja, acrobacias sobre a fita. São utilizadas fitas de 50 mm, que devido à trama mais fina, tornam a fita mais elástica e dão a impulsão necessária que os atletas precisam para realizar as “tricks” (manobras). Existem hoje em dia, diversas fitas de trickline disponíveis no mercado tanto nacionais como importadas.
Algumas marcas nacionais se