Projeto
CURSO DE DIREITO
NACIONALIDADE: AQUISIÇÃO, PERDA E REAQUISIÇÃO
DUQUE DE CAXIAS
2012
NACIONALIDADE: AQUISIÇÃO, PERDA E REAQUISIÇÃO.
Projeto da Monografia jurídica à Universidade do Grande Rio como requisito final para obtenção de titulo em Bacharel em Direito.
Orientadora: Profº.
DUQUE DE CAXIAS
2012
Tema
Nacionalidade Delimitação do Tema
Aquisição, perda e reaquisição.
Problema
Quanto à nacionalidade na norma brasileira, podemos diferenciar os natos e os naturalizados em relação à aquisição, perda e reaquisição?
Hipótese
A Lei nº 818, de 18 de setembro de 1949 dispõe sobre a aquisição, a perda e a reaquisição da nacionalidade, de maneira mais específica. Do mesmo modo que a Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu artigo 12 apresenta tais informações, entretanto sem discutir a reaquisição.
Objetivo Geral
Demostrar como ocorre os procedimentos relativos à nacionalidade seguindo a doutrina e legislação vigente. Abordando as características exclusivas dos brasileiros natos e naturalizados.
Objetivo Específico
Observar a problemática dos atos relativos a nacionalidade em um contexto doutrinário e jurisprudencial.
Corroborar as opções relativas a perda, aquisição e reaquisição de acordo com a legislação vigente.
Descrever princípios, conceitos necessários para o desenvolvimento adequado do tema.
Justificativa
A presente pesquisa estará limitada sobremaneira a demonstrar a necessidade do estudo da Nacionalidade e as suas repercussões jurídicas no âmbito nacional e internacional, pois a legislação atual comporta inúmeras exceções e pormenores que serão explicitados no decorrer da pesquisa.
.
Metodologia
O presente estudo possuirá como fundamento a verificação de textos, artigos e obras condizentes ao tema pesquisado, sendo utilizados também dispositivos legais, em específico, a