projeto
O livro propõe diversas brincadeiras, desenhos, dobraduras, montagem de brinquedos com materiais recicláveis, dobraduras,desafios, palavras cruzadas e caça palavras.
Quanto às ilustrações do livro, são propicias e convidativas. A criança terá interesse de folhear até o final. Suas páginas mostram que apesar de ser um livro de geografia, sua didática faz com que a criança aprenda se divertindo.
O livro contém diversas atividades avaliativas desde a primeira até a última página. O livro ensina de forma criativa. Mostra uma realidade que se aproxima do cotidiano dos alunos (brincadeiras, brinquedos, situações), sendo assim, isto torna o aprendizado mais prazeroso e ao mesmo tempo desafiador já que o conteúdo novo se une a um conteúdo conhecido. Sem nem perceber, a criança irá fazendo suas avaliações sem medo, mostrando à professora o que sabe e o que aprendeu de maneira natural e descontraída. O desempenho ganha mais espaço, obtendo um resultado favorável.
Esse livro mostra o quanto é divertido e importante aprender brincando todo o seu conteúdo é voltado aos estudos geográficos. Ressaltamos também o valor dos desafios propostos depois de cada conteúdo, eles enriquecem o aprendizado e tornam o ensino mais desafiador.
Concluímos que todos os livros de geografia deveriam ter desafios e brincadeiras, ilustrações e todos os recursos mais que este sistema nos propõe, pois só assim a geografia deixara de ser uma matéria que apesar de muito importante no currículo, não agrada a maioria das crianças. É importante estudar formas e estratégias para que o tradicionalismo e conteúdos decorados dêem espaço a um aprender mais lúdico e construtivista.