projeto
PROMOVER ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO CANÇER DE MAMA ÀS MULHERES MASTECTOMIZADAS E FAMILIARES ATENDIDAS NA UNIDADE DE GRATUIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - UGPD
Salvador
2012
maria raimunda CARDOSO SILVA noélia silva santiago
PROMOVER ORIENTAÇÕESPARA PREVENÇÃO DO CANÇER DE MAMA ÀS MULHERES MASTECTOMIZADAS E FAMILIARES ATENDIDAS NA UNIDADE DE GRATUIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - UGPD
Projeto apresentado da Pós-graduação em Serviço Social Saúde e Assistência, da Pós-Grad, para disciplina de Políticas de Saúde.
Profª. Suzana Coelho
Salvador
2012
3. APRESENTAÇÃO
Um dos maiores desafios, para a consolidação da Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (BRASIL 2004) é a efetivação das garantias de direitos que é assegurado às mesmas, bem como as políticas de saúde e o envolvimento dos órgãos públicos ou instituição que tenha como foco de atuação a promoção e prevenção à saúde da mulher. Seu objetivo específico esta em promover e prevenir orientações essenciais à saúde contra o câncer de mama e verificando a aceitação das mulheres mastectomizadas após cirurgia, através de diálogo com psicóloga. Assim como, mostrar o valor da saúde e da beleza.
O câncer de mama provoca alterações físicas, sociais e emocionais, gerando um grande impacto na vida das mulheres acometidas por essa doença.
A importância da formação do grupo das mulheres com câncer de mama, bem como da intervenção do Serviço Social, é relevante, tendo em vista que o Assistente Social busca fortalecer e interagir com o grupo, para que possam adaptar-se melhor à doença, ao tratamento e ao seu enfrentamento, na busca da promoção e garantia de seus direitos.
3.1 Considerações gerais sobre a Instituição
A Unidade de Gratuidade da pessoa com Deficiência - UGPD é