Importancia do profissional de educação fisica no ensino infantil
A educação física escolar está em constante modificação. Para que se fixe no senso comum como uma disciplina de extrema importância precisamos ter uma base forte e com objetivos claros e coerentes. Na Educação Infantil a importância de um profissional qualificado é essencial para consolidar essa base.
O artigo pretende mostrar que só um especialista conseguirá entender a criança e saber interferir no momento certo para que essa tenha a possibilidade de desenvolve suas capacidades e habilidades motoras pertinentes a faixa etária bem como aspectos cognitivo e afetivo-social, tendo assim um desenvolvimento tranquilo e saudável.
INTRODUÇÃO
A educação infantil é uma fase muito importante para vida escolar do aluno. Sendo assim a Conforme o artigo 26, inciso 3º, da LDB 9.394/96, “a Educação Física é componente curricular da Educação Básica”. Em 2001, na tentativa de garantir a presença da Educação Física em toda a Educação Básica, foi acrescentado o termo “obrigatório” a esse texto. Para que aja uma educação física efetiva precisamos de especialista para aplica-la.
O professor de Educação Física nesse período é de suma importância para interferir nas ações das crianças, de um forma que posso amenizar algum tipo trauma, tanto na parte motora, psicológica ou sócio afetiva. Só professor especializado tem condições de fazer uma avaliação da criança e posteriormente alertar o corpo docente e discente.
DISCUSSÃO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece, no Artigo 2º, que: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1996). De acordo com a LDB, artigo 22º, “a Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e