Projeto
O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas e faltam profissionais. Para o especialista e consultor em TI, professor Gerson Castro, todos os indicadores nacionais e internacionais apontam para um cenário muito favorável aos profissionais de Tecnologia da Informação, que buscam atuação no segmento de redes de [...]
17/01/2012 16:50
O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas e faltam profissionais. Para o especialista e consultor em TI, professor Gerson Castro, todos os indicadores nacionais e internacionais apontam para um cenário muito favorável aos profissionais de Tecnologia da Informação, que buscam atuação no segmento de redes de computadores, gestão de TI, Computação e Internet.
“Uma matéria publicada pela revista Info Exame, já projetava um déficit de aproximadamente 44 mil profissionais somente de redes de computadores em 2010, com base em pesquisa realizada pelo IDC no estudo de falhas de conhecimento de rede na América Latina. Esta pesquisa aponta que o Brasil corresponderia a 50% desta demanda (22 mil)”, afirma Gerson Castro.
“Outra matéria publicada na Revista Veja, em 13 de maio de 2011, diz que só em 2010, as companhias locais investiram cerca de R$ 90 bilhões em infraestrutura de TI, de acordo com a IDC Brasil, consultoria especializada na análise de mercados”, acrescentou Castro.
Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil – “TIC Domicílio e Empresas 2010: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil” – revela que 90% das empresas brasileiras com mais de 10 funcionários possui algum tipo de rede local, independente de ser com ou sem fio. Este percentual cresce com o porte da empresa e atinge 99% das grandes corporações. “O estudo mostra o crescimento da utilização das redes de computadores e da